Inteligência Artificial
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

PIC X ARDUÍNO

Ir para baixo

PIC X ARDUÍNO Empty PIC X ARDUÍNO

Mensagem por Marcos Feitosa Sex maio 16, 2014 11:49 am

Os PIC são uma família de microcontroladores fabricados pela Microchip Technology, que processam dados de 8 bits, de 16 bits e, mais recentemente, de 32 bits. Seu nome é oriundo de "Programmable Interface Controller" (Controlador de Interface Programável). Contam com extensa variedade de modelos e periféricos internos. Possuem alta velocidade de processamento devido a sua arquitetura Harvard e conjunto de instruções RISC (conjuntos de 35 instruções e de 76 instruções), com recursos de programação por Memória flash, EEPROM e OTP. Os microcontroladores PIC têm famílias com núcleos de processamento de 12 bits, 14 bits e 16 bits, e trabalham em velocidades de 0kHz (ou DC) a 48MHz e velocidades de 16 MIPS em alguns modelos. Há o reconhecimento de interrupções tanto externas como de periféricos internos. Funcionam com tensões de alimentação de 1.8 a 6V e os modelos possuem encapsulamento de 6 a 100 pinos em diversos formatos (SOT23, DIP, SOIC, TQFP, etc).
Com o Arduino há uma infinidade de projetos disponíveis, ele é open source e além de tudo isso é um AVR, com arquitetura Harvard e tecnologia RISC que é muito superior aos antigos 8051 e PIC de 8bits.
A ideia do "inventor" do Arduino era facilitar o acesso de pessoas que não dominavam essa poderosa tecnologia que envolvia programação complexa e muita eletrônica. E assim chamou a plaquinha de “Arduino”. O mesmo era open source. E esse novo conceito de ser livre, acompanhando as novas tendências como Linux e Firefox gerou uma leva de Arduinomaníacos,. virou uma "febre" entre os entusiastase até mesmo os estudantes de engenharia.
Sendo open, o Arduino disponibiliza toda a sua documentação, qualquer um pode montar o seu em casa, fazer modificações básicas e criar uma variação do arduino que melhor se adapta ao seu projeto. Então foram surgindo arduinos mais compactos para projetos com pouco espaço, já outros maiores para projetos com maior necessidade de sensores e pinos.
Existem três linhas principais de modelos de arduino:
- Os de "pequeno porte": NANO;
- Os de "médio porte": Duemilanove, UNO;
- Os de "grande porte": Mega1280, Mega2560.

Marcos Feitosa
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos